SITE OFICIAL DE MÁRCIO REINALDO DIAS MOREIRA
Uma nova forma de agir e pensar.
Hoje é um novo dia, o sol desponta, e a cada dia novas oportunidades nos convidam a levantar e continuar no caminho, onde há Flores Sagradas trazendo Paz e Esperança.
Uma mente
ética e moral.
COMO SOU
Desde muito moço a Filosofia me chamou para si. Nela encontrei respostas para minhas pertinentes e insistentes perguntas, dela me fiz homem e me formei.
Quem sou eu?
O SER em Platão tem três almas, sendo a razão/consciência no comando das almas, que exercem seu papel apenas para a sobrevivência pessoal na fisicalidade. Sou um eterno aprendiz da filosofia (formação da ética, moral) para melhorar dia após dia o exercício político.
O que me confere o exercício da cidadania?
A maioridade em Kant confere a construção de um exercício consciente da vida em sociedade. Exercício político. Kant nos traz o conceito do DEVER que tem relação com a lei e respeito para determinar a vontade. O pensamento deve derrubar a arrogância e é tido como o princípio da MORALIDADE. Alerta que o interesse nos faz viver na ilusão de que somos racionais e livres. Julgamos que nossas ações foram são um impulso cego determinado pela causalidade natural.
Onde encontro ressonância com minha formação ética e moral?
Os valores/comportamento, em Pitágoras/Versos de Ouro, que rumam para a realidade até a pós contemporaneidade.
O que pode me complementar?
Os conselhos ao governante, em Confúcio.
Como posso construir meu discurso de defesa?
O questionamento em Sócrates e Descartes (perguntas e respostas, até não existir mais dúvidas) pela conscientização da verdade/mudança de nível de pensamento de um povo, no alcance de ações que ofereçam o bem-estar da maioria.
Qual regime político posso propor?
A lógica em Aristóteles para compreender melhor sobre a construção do discurso e em política o ajuste social: tratar os desiguais de forma desigual, na conquista da vida em sociedade em equidade.
Um pensamento, quais os erros e acertos pude perceber no exercício de Regimes Políticos já experimentados?
Monarquia, Oligarquia, Democracia (totalitário, liberal)...
Quais os erros e acertos pude perceber no exercício de Sistemas Econômicos?
*Feudalismo (relação servo-contratuais (servis), clero, nobres e servos (burguesia/exploração).
*Capitalismo (propriedade privada, lucro/moeda acima da vida, economia de mercado, divisão de classes).
*Socialismo (meios de produção socializado, inexistência de sociedade dividida em classes, economia planificada e controlada pelo Estado).
*Comunismo (sociedade igualitária/sem méritos por habilidades pessoais, pouco entusiasmo, liberdade restrita, sem classes, propriedade comum a todos, desenvolvimento restrito?!...).
O que posso somar dos regimes políticos e sistemas socioeconômicos existentes a uma proposta de modelo defendido por Aristóteles?
Modelo de Aristóteles/Meritocracia: construir uma proposta de um Regime com base no Mérito (espelhado na Meritocracia de Aristóteles) considerando o melhor de cada Regime e Sistema já existente e experimentado (erros e acertos).
Locke nos traz que as experiências nos levam as investigações, por meio do que é coerente, lógico e racional, ao encontro de maior assertividade nas nossas ações, pelo bem comum, ou seja, o bem da maioria. Defende que o conhecimento depende de uma série de provas para não depender da percepção limitada individual.
Hegel nos traz para a dialética, a tese (a ideia que gera a antítese), antítese (ideia que se contrapõe a tese), e a síntese (surgimento de uma nova ideia), que é a superação de ambas anteriores.