MR sem fundo.png

SITE OFICIAL DE MÁRCIO REINALDO DIAS MOREIRA

Uma nova forma de agir e pensar.

 

 

 

Hoje é um novo dia, o sol desponta, e a cada dia novas oportunidades nos convidam a levantar e continuar no caminho, onde há Flores Sagradas trazendo Paz e Esperança. 

 

 

 

filosofia-og.jpg

Uma mente
ética e moral.

services2.png

COMO SOU

Desde muito moço a Filosofia me chamou para si. Nela encontrei respostas para minhas pertinentes e insistentes perguntas, dela me fiz homem e me formei.

 

Quem sou eu?

 

O SER em Platão tem três almas, sendo a razão/consciência no comando das almas, que exercem seu papel apenas para a sobrevivência pessoal na fisicalidade. Sou um eterno aprendiz da filosofia (formação da ética, moral) para melhorar dia após dia o exercício político.

 

 

O que me confere o exercício da cidadania?

 

A maioridade em Kant confere a construção de um exercício consciente da vida em sociedade. Exercício político. Kant nos traz o conceito do DEVER que tem relação com a lei e respeito para determinar a vontade. O pensamento deve derrubar a arrogância e é tido como o princípio da MORALIDADE. Alerta que o interesse nos faz viver na ilusão de que somos racionais e livres. Julgamos que nossas ações foram são um impulso cego determinado pela causalidade natural.

 

Onde encontro ressonância com minha formação ética e moral? 

 

Os valores/comportamento, em Pitágoras/Versos de Ouro, que rumam para a realidade até a pós contemporaneidade.

 

 

O que pode me complementar?

 

Os conselhos ao governante, em Confúcio.

 

 

Como posso construir meu discurso de defesa?

 

O questionamento em Sócrates e Descartes (perguntas e respostas, até não existir mais dúvidas) pela conscientização da verdade/mudança de nível de pensamento de um povo, no alcance de ações que ofereçam o bem-estar da maioria.

 

 

Qual regime político posso propor?

 

A lógica em Aristóteles para compreender melhor sobre a construção do discurso e em política o ajuste social: tratar os desiguais de forma desigual, na conquista da vida em sociedade em equidade.

 

 

Um pensamento, quais os erros e acertos pude perceber no exercício de Regimes Políticos já experimentados? 

 

 Monarquia, Oligarquia, Democracia (totalitário, liberal)...

 

Quais os erros e acertos pude perceber no exercício de Sistemas Econômicos? 

 

*Feudalismo (relação servo-contratuais (servis), clero, nobres e servos (burguesia/exploração).


*Capitalismo (propriedade privada, lucro/moeda acima da vida, economia de mercado, divisão de classes).

*Socialismo (meios de produção socializado, inexistência de sociedade dividida em classes, economia planificada e controlada pelo Estado).

 

*Comunismo (sociedade igualitária/sem méritos por habilidades pessoais, pouco entusiasmo, liberdade restrita, sem classes, propriedade comum a todos, desenvolvimento restrito?!...).

 

O que posso somar dos regimes políticos e sistemas socioeconômicos existentes a uma proposta de modelo defendido por Aristóteles?

 

Modelo de Aristóteles/Meritocracia: construir uma proposta de um Regime com base no Mérito (espelhado na Meritocracia de Aristóteles) considerando o melhor de cada Regime e Sistema já existente e experimentado (erros e acertos).

 

Locke nos traz que as experiências nos levam as investigações, por meio do que é coerente, lógico e racional, ao encontro de maior assertividade nas nossas ações, pelo bem comum, ou seja, o bem da maioria. Defende que o conhecimento depende de uma série de provas para não depender da percepção limitada individual.

 

Hegel nos traz para a dialética, a tese (a ideia que gera a antítese), antítese (ideia que se contrapõe a tese), e a síntese (surgimento de uma nova ideia), que é a superação de ambas anteriores.